terça-feira, 23 de dezembro de 2008


Caros educadores,

Com o início da nossa administração, em janeiro de 2009, impõe-se a necessidade de formar a equipe que conduzirá a Educação do Município de São Sebastião.

O primeiro passo para melhorar a Educação é entender que ela é responsabilidade de todos. Ao Poder Público cabe a adoção de políticas educacionais que garantam condições necessárias para o desenvolvimento da educação de qualidade, mas o educador é uma das peças-chave do processo educativo. Ele é o responsável pela missão da escola: fazer com que toda criança efetivamente aprenda.

Objetivando balizar o processo de escolha e nomeação de especialistas em educação para cargos comissionados, com funções pedagógicas e/ou administrativas, é que torno públicas as orientações e convido os professores da Rede Municipal da Educação, qualificados e interessados no desempenho destas funções, a apresentarem Proposta de Projeto de Gestão para o ano letivo de 2009.

As orientações e o roteiro para elaboração da Proposta estão no blog: http://ernaneprimazzi.blogspot.com/

Aproveito para agradecer a todos e desejar um Feliz Natal e um Vitorioso Ano Novo.

Ernane Primazzi
Prefeito eleito de São Sebastião
Orientações para apresentação da Proposta de Projeto de Gestão

Público alvo: Professores efetivos
Objetivo: Seleção de professores candidatos aos cargos comissionados de especialistas em educação.

DISPOSIÇÕES GERAIS
1. A Proposta de Projeto de Gestão será entregue na Secretaria Municipal da Educação no período de 05 a 12/01/2009.
1.1. Na elaboração da Proposta, fica a critério do professor a escolha da escola que lhe servirá como referencia.
1.2. As informações prestadas, na Proposta, serão de inteira responsabilidade do professor, reservando-se à Secretaria da Educação o direito de excluir a Proposta que não for elaborada de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos ou falsos.
1.3. A Proposta deverá ser entregue em duas vias, uma via será protocolada e devolvida.

DOS REQUISITOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO COMISSIONADO
No que concerne à habilitação/qualificação para exercer o cargo comissionado, o profissional especialista em educação deverá atender os requisitos para o provimento do cargo previstos no Anexo I da Lei Complementar N°. 76/2006, desde que não esteja em estágio probatório. Por se tratar de cargo comissionado é de livre escolha e nomeação da autoridade competente.

DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA
Para elaboração da Proposta do Projeto de Gestão, para o ano letivo de 2009, considere a Escola onde trabalhou no ano de 2008 ou que pretende trabalhar no próximo ano letivo, explicitando os tópicos. Os tópicos não explicitados deverão ser justificados.
Proposta de Projeto de Gestão Escolar

1. Identificação da unidade escolar
1.1. Nome;
1.2. Endereço (Logradouro, Telefone e E-mail);
1.3. Autorização de funcionamento;
1.4. Níveis e modalidades de ensino;
1.4.1. Duração e Carga horária (fundamentação legal);
1.4.2. Faixa etária (fundamentação legal);

2. Caracterização da unidade escolar:
2.1. Comunidade e clientela escolar
2.2. Recursos financeiros
2.3. Estrutura Física
2.3.1. Número de salas de aula
2.3.2. Sala de leitura e vídeo
2.3.3. Biblioteca
2.3.4. Laboratório de Ciências
2.3.5. Áreas cobertas e descoberta para a prática de Educação Física e recreação: Pátio coberto, quadra, piscina, e playground, pátio externo;
2.3.6. Laboratório de informática: Número de computadores, impressoras, número de scanners, conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os alunos;
2.4. Recursos materiais pedagógicos
2.5. Recursos tecnológicos: Laboratório de informática; Número de computadores, impressoras, número de scanners, conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os alunos;
2.6. Recursos humanos: Professores e funcionários (elabore uma tabela):
Indicar situação funcional - efetivo ou contratado e U.E. ou órgão de lotação;
Função desempenhada e U.E. ou órgão 2008

3. Diagnóstico:
(Considere os resultados (promovidos, retidos e evadidos), indicadores (IDEB, Prova Brasil, SAEB, SARESP e outros) da escola, comparados com os resultados do Município, do Estado e do Brasil). Identifique problemas administrativos, pedagógicos, recursos humanos (direção, coordenação, corpo docente, pessoal de apoio) e físicos, materiais e financeiros. Analise se a escola desenvolve trabalho coletivo de forma democrática, e outras dificuldades. Avalie o conteúdo curricular trabalhado, condições de trabalho, aprendizagem dos alunos, processo de alfabetização, formas de avaliação, disciplina escolar.

4. Justificativa
(Identifique os pontos fracos, fortes da Escola e, a partir destes, as oportunidades e ameaças. Considere as condições internas e externas do ambiente escolar, necessidades, seus propósitos e foco, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola e as informações acima (tópicos 1,2 e 3) e justifique a Proposta do seu Projeto).

5. Princípios norteadores (Indique cinco)

6. Diretrizes (Indique cinco)

7. Fins e Objetivos gerais (Estabeleça seus objetivos gerais para a escola)

8. Metas (Considerando os resultados, os indicadores e o diagnóstico, defina as metas - a curto, médio e longo prazo - a serem atingidas).

9. Proposta de plano de trabalho, com identificação das ações e ou atividades a serem desencadeadas nas Gestões:

9.1. Gestão Pedagógica (propostas):
9.1.1. Critérios, formas e processos de acompanhamento, controle e avaliação do planejamento, composição, organização e execução dos conteúdos curriculares e da metodologia, pelos diferentes componentes e atividades do processo pedagógico e educativo;
9.1.2. Organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, com finalidade, objetivos, temário e cronograma, objetivando, principalmente, a formação dos professores e soluções de problemas de aprendizagem (elabore uma tabela e coloque em anexo);
9.1.3. Esboço do Calendário escolar para o ano letivo de 2009, baseado na legislação, prevendo (elabore uma tabela e coloque em anexo):
· Carga horária anual (dias e horas);
· Período de férias e de recesso escolar;
· Reuniões pedagógicas e de pais e mestres;
· Reuniões Assembléia geral, do Conselho de Escola, APM, Conselho de classe e série;
· Período de elaboração e/ou reformulação do Projeto da Escola;
· Período de planejamento geral e avaliação institucional;
· Previsão de atividades programadas, projetos pedagógicos curriculares, atividades de enriquecimento cultural, projetos extracurriculares e eventos especiais;
9.1.4. Agrupamento de Alunos:
· Critérios
· Agrupamento de alunos e sua distribuição por nível, modalidade, turno, série e turma (elabore uma tabela e coloque em anexo);
9.1.5. Documentos exigidos no ato da matrícula
9.1.6. Controle de freqüência (alunos, professores e funcionários);
9.1.7. Quadro curricular (componente curricular ou disciplina), por nível, modalidade, ciclo, ano ou série, carga horária semanal. (elabore uma tabela):

9.1.8. Prática avaliativa - processo de avaliação - Verificação do rendimento da aprendizagem:
· Objetivos da Avaliação;
· Formas de acompanhamento e observação dos alunos;
· Critérios de Avaliação, recuperação, promoção e retenção;
· Forma de expressar as avaliações e as médias bimestrais;
9.1.9. Formas de trabalhar a indisciplina escolar;
9.1.10. Objetivos gerais para o aluno;
9.1.11. Atividades e conceitos que o currículo escolar precisa e deve valorizar;

9.2. Gestão de Recursos Humanos
9.2.1. Normas de convivência, os princípios que regem as relações profissionais e interpessoais;
9.2.2. Direitos, deveres, competências, atribuições e proibições do pessoal: Diretor, Vice-diretor, Coordenador, Secretário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Alunos.
9.2.3. Procedimentos para fortalecer as relações, motivar a equipe, promover o trabalho coletivo e a socialização das iniciativas de sucesso, integrar o aluno e pais à escola e vice versa;
9.3. Gestão Administrativa
9.3.1. Critérios, formas e processos de acompanhamento, controle e avaliação do trabalho administrativo;
9.3.2. Horário de trabalho do Diretor, vice-diretor e coordenadores e pessoal de apoio;
9.3.3. Forma de comunicação com os pais;
9.3.4. Conselho de Escola, Conselhos de classe e série, APM e Grêmio:
Processo eletivo
Composição
Finalidade
Atuação
Periodicidade das reuniões
9.3.5. Esboço da planta baixa das instalações da escola, com legendas e proposta de reforma, adequação e/ou ampliação;
9.3.6. Rotinas da Secretaria de Escola (atividades da secretaria de escola)
9.3.7. Relação e procedimentos do material administrativo, contábil e pedagógico disponível na Escola, para registro e controle de atividades educacionais, livros e documentos e diários de classe dos docentes.

9.4. Gestão Financeira
9.4.1. Identificação das fontes dos recursos financeiros da escola;
9.4.2. Forma e processos de determinação dos graus de prioridade de utilização dos recursos com previsão de gastos fixos mensais da Escola;
9.4.3. Critérios, formas e processos de controle e acompanhamento da execução dos recursos financeiros.

10. Perfil do gestor educacional.

11. Considerações finais, sugestões e outros tópicos, se achar necessário.

São Sebastião, de janeiro de 2009.


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Assinatura – RG:

Nome: _____________________________________________
End.: __________________________ nº. ______ Bairro: ________
Tel.: ( ) __________ Cel.: ( ) __________ Recado: ( ) ___________
E-mail: _______________________________________________
U.E. de Lotação: _________________________________________
Local e função em 2008: ___________________________________
Bibliografia (inclusive sites):
Anexar Currículo.