terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Proposta de Projeto de Gestão Escolar

1. Identificação da unidade escolar
1.1. Nome;
1.2. Endereço (Logradouro, Telefone e E-mail);
1.3. Autorização de funcionamento;
1.4. Níveis e modalidades de ensino;
1.4.1. Duração e Carga horária (fundamentação legal);
1.4.2. Faixa etária (fundamentação legal);

2. Caracterização da unidade escolar:
2.1. Comunidade e clientela escolar
2.2. Recursos financeiros
2.3. Estrutura Física
2.3.1. Número de salas de aula
2.3.2. Sala de leitura e vídeo
2.3.3. Biblioteca
2.3.4. Laboratório de Ciências
2.3.5. Áreas cobertas e descoberta para a prática de Educação Física e recreação: Pátio coberto, quadra, piscina, e playground, pátio externo;
2.3.6. Laboratório de informática: Número de computadores, impressoras, número de scanners, conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os alunos;
2.4. Recursos materiais pedagógicos
2.5. Recursos tecnológicos: Laboratório de informática; Número de computadores, impressoras, número de scanners, conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os alunos;
2.6. Recursos humanos: Professores e funcionários (elabore uma tabela):
Indicar situação funcional - efetivo ou contratado e U.E. ou órgão de lotação;
Função desempenhada e U.E. ou órgão 2008

3. Diagnóstico:
(Considere os resultados (promovidos, retidos e evadidos), indicadores (IDEB, Prova Brasil, SAEB, SARESP e outros) da escola, comparados com os resultados do Município, do Estado e do Brasil). Identifique problemas administrativos, pedagógicos, recursos humanos (direção, coordenação, corpo docente, pessoal de apoio) e físicos, materiais e financeiros. Analise se a escola desenvolve trabalho coletivo de forma democrática, e outras dificuldades. Avalie o conteúdo curricular trabalhado, condições de trabalho, aprendizagem dos alunos, processo de alfabetização, formas de avaliação, disciplina escolar.

4. Justificativa
(Identifique os pontos fracos, fortes da Escola e, a partir destes, as oportunidades e ameaças. Considere as condições internas e externas do ambiente escolar, necessidades, seus propósitos e foco, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola e as informações acima (tópicos 1,2 e 3) e justifique a Proposta do seu Projeto).

5. Princípios norteadores (Indique cinco)

6. Diretrizes (Indique cinco)

7. Fins e Objetivos gerais (Estabeleça seus objetivos gerais para a escola)

8. Metas (Considerando os resultados, os indicadores e o diagnóstico, defina as metas - a curto, médio e longo prazo - a serem atingidas).

9. Proposta de plano de trabalho, com identificação das ações e ou atividades a serem desencadeadas nas Gestões:

9.1. Gestão Pedagógica (propostas):
9.1.1. Critérios, formas e processos de acompanhamento, controle e avaliação do planejamento, composição, organização e execução dos conteúdos curriculares e da metodologia, pelos diferentes componentes e atividades do processo pedagógico e educativo;
9.1.2. Organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, com finalidade, objetivos, temário e cronograma, objetivando, principalmente, a formação dos professores e soluções de problemas de aprendizagem (elabore uma tabela e coloque em anexo);
9.1.3. Esboço do Calendário escolar para o ano letivo de 2009, baseado na legislação, prevendo (elabore uma tabela e coloque em anexo):
· Carga horária anual (dias e horas);
· Período de férias e de recesso escolar;
· Reuniões pedagógicas e de pais e mestres;
· Reuniões Assembléia geral, do Conselho de Escola, APM, Conselho de classe e série;
· Período de elaboração e/ou reformulação do Projeto da Escola;
· Período de planejamento geral e avaliação institucional;
· Previsão de atividades programadas, projetos pedagógicos curriculares, atividades de enriquecimento cultural, projetos extracurriculares e eventos especiais;
9.1.4. Agrupamento de Alunos:
· Critérios
· Agrupamento de alunos e sua distribuição por nível, modalidade, turno, série e turma (elabore uma tabela e coloque em anexo);
9.1.5. Documentos exigidos no ato da matrícula
9.1.6. Controle de freqüência (alunos, professores e funcionários);
9.1.7. Quadro curricular (componente curricular ou disciplina), por nível, modalidade, ciclo, ano ou série, carga horária semanal. (elabore uma tabela):

9.1.8. Prática avaliativa - processo de avaliação - Verificação do rendimento da aprendizagem:
· Objetivos da Avaliação;
· Formas de acompanhamento e observação dos alunos;
· Critérios de Avaliação, recuperação, promoção e retenção;
· Forma de expressar as avaliações e as médias bimestrais;
9.1.9. Formas de trabalhar a indisciplina escolar;
9.1.10. Objetivos gerais para o aluno;
9.1.11. Atividades e conceitos que o currículo escolar precisa e deve valorizar;

9.2. Gestão de Recursos Humanos
9.2.1. Normas de convivência, os princípios que regem as relações profissionais e interpessoais;
9.2.2. Direitos, deveres, competências, atribuições e proibições do pessoal: Diretor, Vice-diretor, Coordenador, Secretário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Alunos.
9.2.3. Procedimentos para fortalecer as relações, motivar a equipe, promover o trabalho coletivo e a socialização das iniciativas de sucesso, integrar o aluno e pais à escola e vice versa;
9.3. Gestão Administrativa
9.3.1. Critérios, formas e processos de acompanhamento, controle e avaliação do trabalho administrativo;
9.3.2. Horário de trabalho do Diretor, vice-diretor e coordenadores e pessoal de apoio;
9.3.3. Forma de comunicação com os pais;
9.3.4. Conselho de Escola, Conselhos de classe e série, APM e Grêmio:
Processo eletivo
Composição
Finalidade
Atuação
Periodicidade das reuniões
9.3.5. Esboço da planta baixa das instalações da escola, com legendas e proposta de reforma, adequação e/ou ampliação;
9.3.6. Rotinas da Secretaria de Escola (atividades da secretaria de escola)
9.3.7. Relação e procedimentos do material administrativo, contábil e pedagógico disponível na Escola, para registro e controle de atividades educacionais, livros e documentos e diários de classe dos docentes.

9.4. Gestão Financeira
9.4.1. Identificação das fontes dos recursos financeiros da escola;
9.4.2. Forma e processos de determinação dos graus de prioridade de utilização dos recursos com previsão de gastos fixos mensais da Escola;
9.4.3. Critérios, formas e processos de controle e acompanhamento da execução dos recursos financeiros.

10. Perfil do gestor educacional.

11. Considerações finais, sugestões e outros tópicos, se achar necessário.

São Sebastião, de janeiro de 2009.


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Assinatura – RG:

Nome: _____________________________________________
End.: __________________________ nº. ______ Bairro: ________
Tel.: ( ) __________ Cel.: ( ) __________ Recado: ( ) ___________
E-mail: _______________________________________________
U.E. de Lotação: _________________________________________
Local e função em 2008: ___________________________________
Bibliografia (inclusive sites):
Anexar Currículo.

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